Um shaper deve estar sempre aberto às novas descobertas nos campos da hidro e aerodinâmica. Mas a principal fonte de inspiração ainda é a natureza. Os animais marinhos, desde que surgiram na face da Terra, evoluiram na busca de uma perfeita adaptação ao meio em que vivem.
De 1985 até 1992, Jefferson Lopes dirigiu a sua própria fábrica, a JL Surfing Designs, na praia dos Ingleses. Durante esse período manteve contato com alguns experientes shapers brasileiros. Mas, os seus conceitos foram realmente desenvolvidos com as experiências feitas junto a sua equipe de competição. Na opinião do shaper, este é um dos mais importantes elementos no desenvolvimento de novos designs. Um outro fator que ele considera de elevada importância para o desenvolvimento de um shaper são as viagens. Segundo ele, é através delas que um shaper aprende a avaliar os diferentes potenciais das ondas e o quanto isso influencia na concepção de uma prancha específica para lugares diferentes.
Por volta de 1992, Jefferson Lopes começou a trabalhar para outra marca, a SP Surfboards, fabricante das pranchas Spider, também em Florianópolis. Este fato permitiu um maior desenvolvimento, pois passou a trabalhar para um mercado mais exigente e, ao mesmo tempo possibilitou a troca de informações com uma equipe maior e mais competitiva. Isto também ajudou a espalhar suas pranchas para outros cantos do mundo (Europa, América do Sul, América do Norte, América Central e Oceania).
Através dessas últimas duas décadas, o shaper diz ter observado diversas mudanças nas tendências, mas em sua opinião, refinamento é a palavra-chave, hoje, em termos de design. É por isso que, apesar de alguns experimentos bizarros que aparecem espalhados pelo mundo, as pranchas, em geral, estão muito parecidas em dimensão e design. A única coisa que faz a diferença é o toque pessoal do shaper.
Apesar das últimas inovações tecnológicas, como as máquinas de shape, Jefferson Lopes acredita que o shaper e designer é, ainda, parte imprescindível no processo de criação de uma prancha de surf.
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