Joel Parkinson finalmente abraçou o seu caneco! Depois de um ano de grande regularidade e apresentações memoráveis, Parko consegui o tão almejado título numa disputa acirrada até a última etapa do circuito contra o 11 vezes campeão, Kelly Slater. Merecido, apesar de Pipe ter sido sua única vitória no ano. Kelly deve estar se lamentando até agora por ter dispensado a sua vinda à etapa brasileira e por alguns reveses contra os brazucas em algumas etapas chave do tour.
Mas agora, as atenções se voltam para o novo circuito da ASP, com mudanças administrativas e de comando em meio a turbulência econômica mundial. De certo, podemos esperar as performances avassaladoras da nova geração, tanto dos brasileiros, quanto dos gringos. A velha-guarda vai ter que dar duro pra segurar a onda.
No cenário feminino, Stephanie Gilmore voltou ao topo, mas suas adversárias estão num nível muito próximo, o que pode trazer surpresas em 2013. Silvana Lima está de volta graças a um wildcard por contusão, concedido pela ASP. Tomara que ela volte a nos dar esperanças de um título mundial, surfando no volume máximo, como a gente sabe que ela pode.
O mundial só começa em março, mas os WQSs já estão acontecendo em várias partes do globo. Fique por dentro dos calendários de competição acessando os links abaixo: