Aqui na Ilha da Magia as pessoas costumam respirar aliviadas logo depois da temporada. É um misto de xenofobia com stress. Mas no fundo é só uma sensação de que tudo volta ao seu ritmo: o ritmo que torna essa Ilha um lugar tão especial. Turistas são muito bem-vindos e a Ilha necessita deles pra movimentar a sua economia, mas os problemas locais, fruto da inoperância de seus governantes, se agravam com o aumento da população na temporada.
Para a maioria, a temporada foi vista como muito boa em relação à anos anteriores. Nada se compara com os anos dourados de 80 e 90, quando "los hermanos" faziam a alegria dos nativos com seus dólares, mas comparando com os últimos 5 anos, foi melhor.
Como shaper, a produção superou a expectativa e o cenário indica algumas mudanças positivas. Houve um retorno de antigos, um crescimento dos novos e uma mudança no perfil dos clientes.
Nos últimos anos, a competição pelo mercado por parte de novos shapers causou uma desestabilização na produção. Muitos clientes migraram para estas marcas, atraídos por preços muito abaixo do mercado. Estes parecem ter mudado de opinião e agora estão dispostos a investir um pouco mais por um equipamento de qualidade.
Os novos clientes podem ser classificados em dois tipos: os que já eram surfistas experientes e conheceram o nosso produto por terceiros; e uma nova geração que está começando agora e já procurou por nossos serviços por indicação, ou porque teve contato com o nosso produto e ficou interessado.
Em relação à mudança do perfil dos nossos clientes, parece que, depois de muito tempo, os usuários voltaram a ter um interesse maior na evolução do seu surf e, por conseguinte, de suas pranchas. Havia uma estagnação em relação a isso nos últimos anos. As pessoas pareciam um pouco acomodadas com seus designs e performances, mesmo que o mercado estivesse apontando para um leque de opções cada vez maior de modelos de pranchas
À partir destas observações, as perspectivas para o resto do ano e para a próxima temporada parecem muito boas. Aloha!